Ementa: Teoria da Comunicação: Contribuição interdisciplinar, correntes teóricas e transformações históricas. Processos de comunicação contemporânea, com ênfase na relação comunicação e cultura de massa. Comunicação: Função Social.
Conteúdo Programático:
1- Teorias da Comunicação
1.1 O conhecimento Ciêntifico da comunicação;a construção do objeto de estudo
1.2 As teorias da Comunicação: Desenvolvimento, dificuldades
2- O estudo da comunicação nos Estados Unidos
2.1 Mass Comunication Research: funções e efeitos da comunicação
2.2 A teoria Matemática e o paradigma Informacional
2.3 Abordagens relacionais: A escola de Chicago e o Interacionismo Simbólico
3- O estudo da Comunicação na Europa
3.1 - A Escola de Frankfurt: a teoria crítica; a indústria cultural
3.2 A perspectiva francesa: estruturalismo e cultura de massa
3.3 Os estudos culturais ingleses
4- A ênfase no suporte
4.1 W. Bejamin: o materialismo da Obra
4.2 McLuchan: O meio é a mensagem
4.3 Umberto Eco: O leitor previsto no Texto
5. O Estudo da Comunicação na América Latina
5.1 - A primeira Fase: influência Norte-americana; difusionismo
5.2 - Anos 70: o imperialismo cultural; a comunicação dialógica.
Avaliações:
Prova 1 [ unidade 1 e 2] - 20/04 [30pts]
Trabalho [unidade 3] - 23/05 [40pts]
Prova 2 [ unidade 4 e 5] - 20/06 [30pts]
___________________________________________________________
Desde o primeiro dia de aula deparamo-nos com uma questão: Qual o objeto da comunicação?
E é com essa dúvida que seguimos a matéria 2 vezes na semana. Infelizmente ainda não encontrei uma aplicação prática para o que estou aprendendo e ao descobrir que na prova cairia questões perguntando sobre o nome de determinado autor, perdi o resto de credibilidade que tinha :(
As aulas são todas dadas por infinitas apresentações de Power Point, com resumos dos textos que temos de ler TODAS as aulas. A verdade é que se você souber ler e interpretar os textos passados, a aula torna-se monótona e repetitiva. E é engraçado observar que até 10:30 30% da sala está dormindo e 20% fora dela. Se fosse contar quantas pessoas ficam até 11:10 eu poderia usar apenas de minhas duas mãos.
Grande maioria dos textos trata de coisas lógicas ou óbvias, que querendo ou não, todos já imaginaram de alguma forma. A diferença é que no texto está tudo bem estruturado. E que você precisará saber quem estruturou para tirar boas notas na prova.
Há quem diga que consegue visualizar muita utilidade, já nessa primeira unidade, para o nosso futuro. O que deixa claro que minha visão trata-se estritamente da minha opinião pessoal.
De todos os modos, o mais interessante é que a professora deixa online todos os slides usados!
Objetos da Comunicação
Funções da comunicação - Parte 1
Funções da comunicação - Parte 2
Efeitos da comunicação - Parte 1
Efeitos da comunicação - Parte 2
Teoria matemática da comunicação
Escola de Chicago
Robert Park (perspectiva interacional)
Há quem diga que consegue visualizar muita utilidade, já nessa primeira unidade, para o nosso futuro. O que deixa claro que minha visão trata-se estritamente da minha opinião pessoal.
De todos os modos, o mais interessante é que a professora deixa online todos os slides usados!
Objetos da Comunicação
Funções da comunicação - Parte 1
Funções da comunicação - Parte 2
Efeitos da comunicação - Parte 1
Efeitos da comunicação - Parte 2
Teoria matemática da comunicação
Escola de Chicago
Robert Park (perspectiva interacional)
E bem, por enquanto é isso. Prova logo dia 20/04, próxima aula é revisão da matéria para a prova.
Eu durmo, odeio fazer parte da sua estatística! Mas é realmente desanimadora essa aula! Se você lê um texto, ela explica outro, ou então ela abre discussões que não consegue controlar. Como lidar?
Ignorar a aula e ler os textos com paciência, foi a solução que encontrei :(