Antes, permita-me explicar o que uma aluna de Comunicação Social faz na aula de História:
" No começo do ano abriram as inscrições para as matérias de outros cursos. Meu real interesse estava em algumas de Belas Artes, outras várias de Letras e em raras de História. Como cheguei de velotrol nessa possibilidade de escolher a matéria que VOCÊ quer, acabei perdendo todas as outras vagas.
Aí restaram duas últimas opções: História Antiga e História Contemporânea.
Como meu único interesse em História Contemporânea é a Segunda Guerra Mundial, e como sei que isso ficaria no final do semestre, acabei ficando com a primeira opção."
Aproveitei que estava por perto e peguei o comprovante de matrícula. Agora tenho 1 para História, 1 para Comunicação e 1 para Cich. Posso ter um reserva em casa, um na mochila para o bandeijão e um para deixar na bolsa e ir ao Cinema!~
Bem, na primeira aula recebemos o Programa e indicações de livros:
------------------------------------------------------------
Ementa: Instituições Políticas, sociais, econômicas e manifestações culturais das civilizações orientais e clássicas da antiguidade.
Programa
- O Egito, formação, unificação, evolução Política
- Economia Sociedade e religião
- A Mesopotâmia, economia e Sociedade
- O Imperialismo Oriental
- O mundo minóico-micênico
- A Grécia Arcaica e suas criações
- A época clássica e a supremacia Ateniense
- A República, expansão e Conquista.
- A época imperial, características, organização e Problemas.
- O (lento) Declínio do mundo antigo
------------------------------------------------------------
Ele também passou as datas de algumas provas:
Prova Final [28/06]
Prova de Segunda Chamada [30/6]
Resultado Geral [05/07]
A primeira impressão foi bastante positiva. Meu foco é a sociedade dessas épocas, seu modo de produção, de sobrevivência, cultura e religião. O professor transmite bastante domínio do assunto, o que é um fato inédito para mim, que vim do Ensino Médio com a pior base histórica que você seria capaz de imaginar.
Logo ele avisou que "Se você que faz história não lê livros, não terá emprego." ~ E não é que o calouros (olha a menina do segundo período se achando) saíram correndo para a biblioteca? Nunca vi as portas tão abarrotadas de gente! E trataram de pegar os dois primeiros livros da lista que ele passou. Se realmente lerão, eu não sei responder. mas que esgotaram todos os exemplares que tratavam do Antigo Egito, isso eles fizeram.
Mas é engraçado estar em uma sala onde as pessoas tem interesses tão diferentes. As pessoas de História são retraídas até certo ponto (Lembrando que minha referência é a turma de Comunicação Social) mas, na primeira oportunidade, tentam fazer contato. (Dá a impressão de que estou analizando-os como animais através do vidro...) Foi engraçado observar a expressão de choque de alguns quando eu disse que na verdade fazia Jornalismo e estava ali de "bobs".
No próximo post sobre história Antiga eu escrevo mais sobre o professor e prometo as fotos da sala... (Ou seja, só segunda-feira...)
Todas as pessoas podem ser comunicativas, desde que estejam na Fafich -q
Então, pensei em fazer essa matéria no próximo semestre, quando você disse que faria. Mas como tenho trilhões de planos e não posso ler desesperadamente... acho que não farei.