Segue o Programa de Ensino:
Disciplina: Redação Publicitária
Carga horária: 60h
Créditos: 4
Curso: Comunicação Social
Período Letivo: 2º Semestre de 2011 Aulas: 2a
e 4a
/ 9h30 – 11h10
Professor: Tiago Barcelos Pereira Salgado
EMENTA: O texto publicitário e sua construção. Redação e função de títulos. Título e
imagem. Slogan. Spot, Jingles e VTs. O texto em diferentes meios.
OBJETIVOS:
• Introduzir técnicas de redação publicitária;
• Perceber os elementos do texto publicitário;
• Compreender a relação entre texto e imagem em peças publicitárias;
• Analisar a adequação do texto publicitário aos diferentes meios.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
UNIDADE I: O TEXTO PUBLICITÁRIO
1.1. As linhas de força do texto publicitário;
1.2. As dimensões do texto publicitário;
1.3. Tramas do texto publicitário.
UNIDADE II: O TÍTULO PUBLICITÁRIO
2.1. Redação de títulos;
2.2. Título e imagem;
2.3. Slogan.
UNIDADE III: O TEXTO PUBLICITÁRIO EM DIFERENTES MEIOS
3.1. Spots e Jingles;
3.2. VTs.
METODOLOGIA:
Aulas expositivas, atividades práticas realizadas individualmente e em grupo e sob orientação
direta em sala-de-aula.
RECURSOS INSTRUCIONAIS:
Suporte para o uso de apresentações multimídia.
REFERÊNCIAS BÁSICAS
CARRASCOZA, João Azanello. As dimensões do texto publicitário. In: CARRASCOZA,
João Azanello. Redação publicitária. São Paulo: Ed. Futura, 2006.
CARRASCOZA, João Azanello. As linhas de força. In: CARRASCOZA, João Azanello.
Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Ed. Futura, 2004.
CARRASCOZA, João Azanello. Tramas do texto publicitário. In: CARRASCOZA, João
Azanello. A evolução do texto publicitário. São Paulo: Ed. Futura, 1999.
CIDADE, Marco Aurélio. Redação publicitária: o que faltava dizer. São Paulo: Saraiva,
2006.
FIGUEIREDO, Celso. Títulos. In: FIGUEIREDO, Celso. Redação publicitária: sedução
pela palavra. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
GABRIELLE, Lourdes; HOFF, Tânia. A relação entre título e imagem na propaganda
impressa. In: GABRIELLE, Lourdes; HOFF, Tânia. Redação publicitária. Rio de Janeiro:
Campus, 2004.
IASBECK, Luiz Carlos. A produção de sentido no slogan publicitária. In: IASBECK, Luiz
Carlos. A arte dos slogans: as técnicas de construção das frases de efeito do texto
publicitário. São Paulo: Annablume, 2002.
MARTINS, Jorge. Componentes do texto publicitário. In: MARTINS, Jorge. Redação
publicitária: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 1997.
COMPLEMENTAR
CAMPOS, Maria Helena Rabelo. O canto da sereia: uma análise do discurso publicitário.
Belo Horizonte: Editora UFMG, 1987.
CARVALHO, Nelly. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1996.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 1989.
OGILVY, David. Confissões de um publicitário. Rio de Janeiro: Bertrand, 1993.
SANDMAN, Antônio José. A linguagem da propaganda. São Paulo: Contexto, 1993.
VESTERGAARD, Torben; SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. São Paulo:
Martins Fontes, 2004.
AVALIAÇÃO
Avaliações individuais e trabalhos práticos em grupo.
Valor: 100 pontos
Exercícios criativos 15
Avaliação 1: criação de peça gráfica 25
Critérios avaliados: texto, imagem, gestão espaço verbo-visual
Avaliação 2: Criação de campanha 25
Critérios: texto, título, slogan, direção de arte
Avaliação 3: Criação de campanha 35
Critérios avaliados: texto, título, roteiro, slogan, direção de
arte, adequação aos meios escolhidos