O professor iniciou a áula fazendo uma repescagem da aula anterior.
> As aulas tratarão de definir o fenômeno das relações publicas, fugindo do senso comum. Para logo então entrarmos na prática. O conceito será formulado através da definição do fenômeno.
O primeiro termo tratado foi o "Spin" ou "Spin Doctor" caracterizado pela manipulação de informação, iludir a opinião pública. Um método errôneo adotado pelos profissionais de má indole da área.
Outro termo tratado foi o "AstroTurfing" ou seja, a artificialização de determinado movimento a fim de criar a impressão de que este partiu da boa vontade de um consumidor/pessoa comum. (A exemplo uma campanha da Sony que simulou um cliente que queria PSP, provocando comoções)
Conhecemos o "Ombudsman" (ouvidor) responsável por receber as criticas, elogios e reclamações e agir com imparcialidade em defesa da comunidade.
O grande termo das Relações Públicas está na "aceitação social" > Sem esta tornamo-nos marginais.
Questão: "Por que em determinado momento houve a necessidade de formalizar a profissão? Quando foi esse momento?"
O Boom econoômico após a guerra de Secessão trouxe a Era de Ouro americana, ocasionando o êxodo rural, maior exploração energética, etc... transformando a realidade de maneira muito rápido, criando o contexto urbano e industrial. A tensão entre capital e trabalho foi se fortificando, surgiram sindicatos, uniões de trabalhadores. Iniciaram as lutas pelos direitos Civis.
Ivy Lee logo decidiu trabalhar com as informações privadas das empresas, especializando-se na atividade e desenvolvendo o trabalho sobre a imagem da coorporação. (Por ser o primeiro, é conhecido como pai das relações públicas.)
terça-feira, 16 de agosto de 2011
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