Estudos em Jornalismo e Mídia
Noticiabilidade é frequentemente entendida como valores-notícia e seleção de notícias.
A primeira das três etapas já citadas busca incluir "valores-notícia" e "seleção notícia" como conceitos no universo mais amplo da noticiabilidade.
Para Schudson: "...a criação das notícias é sempre uma interação de repórter, diretor, editor, constrangimentos da organização da sala de redação, necessidade de manter os laços com as fontes, os desejos da audiência, as poderosas convenções culturais e literárias dentro das quais os jornalistas frequentemente operam se as pensar." (apud CORREIA: 133)
Noticiabilidade deve ser compreendida como "todo e qualquer fator protencialmente capaz de agir no processo da produção da notícia, desde características do fato, julgamentos pessoais do jornalista, cultura profissional da categoria, condições favorecedoras ou limitantes da empresa de mídia, qualidade do material (imagem e texto), relação com as fontes e público, fatores éticos e ainda circunstâncias históricas, políticas, econômicas e sociais"
Ou seja, qualquer coisa que interfira na produção de uma notícia.
Disso podemos tirar 3 conjuntos de critérios de noticiabilidade:
a) Na Origem dos Fatos
b) No tratamento dos Fatos
c) Na visão dos Fatos
Todos esses conjuntos devem atuar em conjunto na prática.
Para Mauro Wolf, a noticiabilidade é resultante de uma cultura profissional e seus valores como também da organização do tabalho.
Para Nelson Traquina as notícias são o resultado de um processo de seleção, percepção, e transformação de ma matéria-prima num produto.
Precisamos pensar em critérios de noticiabilidade a partir do momento em que não há mais espaço para noticiar tudo o que acontece todos os dias. Somos então obrigados a selecionar aqueles mais interessantes ou merecedores de uma publicação.
Gatekeeper: Guardião do portão ou, no caso do jornalismo, seletor de notícias.
A seleção de uma notícia começa quando há que se decidir, dentro os infinitos acontecimentos do dia, aqueles de maior relevância e que serão reportados. Logo, deve-se decidir quais irão para as chamadas dos tele-jornais, as primeiras páginas da revista, etc... nessa etapa não apenas há uma seleção, mas persiste uma hierarquização das notícias.
Valores-notícia podem ser entendidos como os demarcadores de origem do fato, acontecimentos isolados ou itrínsecos, atributos inerentes ou aspectos substantivos do acontecimento. Não são apenas marcas de seleção, mas marcas de representação.
"Os valores-notícia são usados de duas maneiras. São critérios para selecionar, do material disponível para a redação, os elementos dignos de serem incluídos no produto final. Em segundo lugar, eles funcionam como linhas-guia para a apresentação do material, sugerindo o que deve ser enfatizado, o que deve ser omitido (...)" (Goldin e Elliot apud Wolf: 203).
A notícia é uma construção Social, um produto cultural.
Valores Notícias: atributos do conhecimento
Jornalistas devem saber identificar elementos-chave nos fatos a fim de selecionar os mais interessantes.
Observa-se: Clareza, surpresa, proximidade geográfica, impacto e conflito pessoal. Há a necessidade de conquistar o interesse do público
São enumerados 12 situações que denominam valores josrnalísticos das notícias: (Segundo Bond)
- Referente à pessoa de destaque
- Incomum
- Referente ao governo
- Que afeta o bolso
- Injustiça que causa indignação
- Grandes perdas de vidas ou bens
- Consequências universais
- Que provoca emoção
- De interesse de grande número de pessoas
- Grandes somas
- Descobertas de qualquer setor
- Assassinato
Valores notícia são causa e consequência, intrinsecos à percepção do jornalista. Não compõe uma verdade-universal, pelo contrário, são individuais.