Adorno - Benjamin e Adorno diferem quanto a Interpretação das consequências sociais dos meios de Comunicação. Ao contrário de Adorno, Benjamin prefere não abominar a Indústria Cultural e sim observar as tendências evolutivas da arte sob as mesmas condições.
Reprodutibilidade Técnica - A Arte sempre foi reprodutível, como os alunos que reproduzem o que foi ensinado pelo professor, alguns mestres na tentativa de tornar sua obra mais difundida. O que é novo é a Reprodutibilidade Técnica : Xilogravura, litografia, estampa, imprensa, fotografia, cinema. Ou seja, há a aceleração dessa reprodução das artes.
Cinema - Graças à sua invenção vemos duas mudanças importantes:
1° - A máquina passa a ser capaz de abranger todos os tipos de obras de arte tradicionais, transformando-as
2° - A máquina conquista para si um lugar entre as categorias artísticas
Autenticidade - Cada obra de arte possui uma existência única e é aí que está a base da história da arte tradicional. Uma cópia de uma obra de arte sofre uma perda → Ela não é autêntica. Um exemplo disso pode ser observado pelo valor de uma obra de arte original, que, como sabemos, pode chegar à casa dos milhões.Mas uma cópia, por mais perfeita que seja, jamais alcançará esse valor. Assim, concluímos que há uma "Tradição da Autenticidade" em nossa cultura.
E essa mesma autenticidade jamais poderá ser copiada, ela escapa à reprodutibilidade, qualquer que seja.
Por que a reprodução técnica é mais que a mera falsificação de que é dotada a falsificação manual?
1° - A reprodução técnica é mais autônoma, ela pode ampliar, desfocar, mudar ângulos, etc. mas mesmo que essa atividade mantenha o conteúdo intacto, ele não pode preservar sua autenticidade. Ou seja, perde sua Aura. (Com a fotografia acontece a mesma coisa, já que não temos a sensação de "estar" no local que a foto foi tirada.)
2° - Ela pode colocar a obra em situações inalcansáveis para a original → Eu posso ver a Mona Lisa sem nunca ter ido ao Louvre.
Aura → É aquilo que se perde na reprodução da Obra → "O aqui e agora" (Essa sensalção rside na sua autenticidade)
A reprodutibilidade retira a Aura da obra de arte, e esse "Abalo da Tradição" é visto como algo positivo, uma vez que possibilita a "renovação da humanidade." → Essa Mesma renovação traz consigo a liquidaçao do valor tradicional do patrimônio da Cultura (ex: pirataria, downloads grátis, etc)
Destruição da Aura: Benjamin acredita que a percepção humana dos dias de hoje foram afetadas duramente pela reprodutibilidade técnica. Há, hoje em dia, um desejo grande das pessoas de fazer as coisas ficarem mais próximas, assim cabe o papel da repodução técnica que aproxima o objeto a tal ponto que ele se torna mais um dentre muitos (perde sua aura).
Ritual e Política: Antigamente a obra de arte era inserida em uma tradição através do culto, inicialmente mágico e depois religioso. A Aura da obra de arte permanece nessa esfera ritualística, mesmo que seja algo como o "culto ao belo"
Contra a inveção da fotografia, os artistas criam o termo "A Arte pela Arte", como uma defesa. (Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética.) Wikipédia
Com o advento da reprodutibilidade técnica, vemos as obras de arte serem criadas com a finalidade prévia de serem reproduzidas.(No Caso do Cinema que tem o filme já produzido imaginando-se em uma reprodução para vários locais.) Perde-se a validade de falar em algo "Original". O Cinema pertence à coletividade. → A Obra de arte pertence apenas àquele que a comprou.
Assim que a autenticidade deixa seu valor de lado na obra de arte, essa começa a fundar-se na política ao invés do ritual.
Valor de culto e exposição: Benjamin tenta opor dois pólos a fim de reconstruir a história da Arte: Valor de culto e valor de exposição. Na época paleolítica, as pinturas rupestres tinham a função mágica, não foram criadas para serem vistas, assim, são dotadas de valor de culto.
À medida que elas abandonam o valor ritual, passam a granhar proporcionalmente o valor de exposição. Ex: A exponibilidade de um quadro é maior que a de um mosaico ou afresco. (mais fácil de ser transportado)
Há a refuncionalização da arte, que passa da esfera ritualistica tradicional para a esfera (nomeada por Benjamin) como politica.
O sentido do cinema encontra-se na capacidade de dar enervações humanas ao aparelho técnico.
A função política da obra de arte nos dias de hoje reside na orientação para um sentido predeterminado.
Valor de Eternidade: As obras gregas foram produzidas a partir do valor de eternidade, uma vez que as esculturas eram feitas para durar muito tempo. (eternamente)
Porém, nos dias de hoje, vemos exatamente o contrário acontecer, as obras são, em sua maioria, efêmeras.
E isso garante a ela a perfectibilidade. → Podemos filmar uma mesma cena mil vezes até acertar, mas no caso das esculturas antigas, tinhamos apenas um bloco único para ser esculpido.
quarta-feira, 22 de junho de 2011
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