Introdução
- Contexto de inserção da publicidade e propaganda: Técnicas de comunicação persuasiva que se diferem em relação aos seus objetivos comunicacionais.
Persuasão: Ato de convencer o outro por meio de argumentos, verdadeiros ou não, a fim de que uma atitude seja tomada, modificada e que se acredite naquilo que é dito.
Latim → Publicus → Ato de divulgar, tornar público
Inglês → Advertising: Proposta Comercial
→ Publicity: O que é Público
→ Propaganda: Promoção de idèias e pessoas
Publicidade → Processo de planejamento, produção, veiculação e avaliação de anúncios pagos e assinagos por organizações específicas.
→ Imagens e textos publicitários possuem caráter pedagógico e normativo, permeando a forma pela qual os sujeitos se vêem e se inserem no mundo.
→ Chamar a atenção para as qualidades de um serviço, produto ou marca > Função de informar ou persuadir <
Meio: Todo grupo de transportadores de informação que têm características semelhantes.
(Mídia impressa, virtual, eletrônica, Interativa, Etc...)
Veículo: Membro de uma classe de meios de comunicação.
Ex: Estado de Minas → Jornal
Veículo → Meio
Mídia (media) → Conjunto de meios de comunicação
→ Atividade e setor de uma agência de publicidade
→ Profissional de Mídia
Contexto: Capitalismo, Industrialização, produção em massa, urbanização
Propaganda: Multiplicar, estender.
↨
Ideológica: Divulgação de idéias e conceitos
Política: Promoção de Partidos
Eleitoral: Promoção de candidatos, busca votos
Governamental: Trata de Ações do Governo
Institucional: Trata da atuação na sociedade, valores
Coorporativa: Divulgação de uma empresa
Legal: Previsto na Lei, de órgãos de assistência, como balanços anuais
Religiosa: Propagação de Crenças
Social: De apoio e informações Sociais.
--------- X --------
Logo o Professor enviou por e-mail esse documentário sobre a propaganda Nazista.
CARRASCOZA, João Azanello. As linhas de força. In: CARRASCOZA, João Azanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Ed. Futura, 2004.