Estratégia: Significa a arte do general. Prevê a disposição de suas tropas de modo que você possa atacar e defender.
RP no campo da comunicação estratégica (formas de estratégia)
Mediação entre organização e públicos
Administração simbólica - percepção publica da organização
Esforço estratégico para geração de interlocução -> Coordenação e controle de variáveis que afetam uma organização como sistema de relações
RP no campo especializado na comunicação estratégica
“na esfera da visibilidade pública só circulam materiais e conteúdo organizados segundo códigos e gramáticas característicos das instituições midiáticas que as controlam; (...) as rotinas produtivas dessas indústrias assimilam materiais e conteúdos organizados em conformidade com a lógica que emprega.” (Gomes, 2004)
Complexo de administração da visibilidade pública: jornalismo, publicidade e propaganda, relações públicas -> A comunicação se torna um domínio especializado, passível de planeamento e que integra todas as modalidades.
RP Como conceito multidimensional
(fortalecem o conceito)
- Base psicossociológica
- Base política
(enfraquecem o conceito)
- Base mercadológica
- Base administrativas
Exercício em Grupo
Visibilidade pública Texto base: Download
1) Como se manifesta a tensão entre dimensões pública e privada e como se insere no discurso justificador da atividade e da profissão de RP?
- A tensão se manifesta a partir da necessidade de conciliar interesses teoricamente opostos, como o desejo de uma organização de apresentar ao público uma imagem ou conjunto de valores. Ao mesmo tempo em que o público quer enxergar nesta empresa suas necessidades correspondidas. A possibilidade de crise entre os interesses privados e públicos justifica a ação contínua e especializada do profissional de Relações Públicas.
2) Por que, na visão do autor, a fronteira entre relações públicas e propaganda é mal definida e qual a consequência disso?
A fronteira entre Relações Públicas e propaganda é mal definida porque a primeira é complementar à segunda, apoiando a representação jornalístico-publicitaria habermasiana de forma profissionalizada. No que concerne um RP, os métodos de atuação são definidos como semelhantes à pratica da publicidade, como por exemplo o uso da persuasão a fim de buscar apoio para a promoção de uma atividade, causa ou instituição. Por conta dessas semelhanças, são geradas tensões que conflituam com a diferenciação da atividade de RP e Publicidade
Uma visão critica e abrangente Texto Base: Download
1)Em que sentido a escola de relações humanas aproximou o campo da administração das práticas de comunicação organizacional e de relações públicas?
As relações publicas são geralmente voltadas para um publico externo atravessando os consumidores. Com o adventos as relações humanas, há uma possibilidade do desenvolvimento das relações publicas na administração interna da empresa Isso ocorreu quando os modelos Taylorista e Fayolista, que impediam a existência de um dialogo entre trabalhadores e a administração, entraram em declínio.
2) Por que a geração de valor é importante para as organizações contemporâneas e como a atividade de RP contribui para isso?
A geração de valor é importante para que as organizações tenham forte influência em questões públicas que valorizem sua imagem. O profissional de RP constrói esses valores através da inserção das organizações em causas sociais, que vão desde a preocupação com o meio ambiente até a desigualdade social.