Ref: NASSAR, Paulo. Conceitos e processos de comunicação organizacional. In: KUNSCH, margarida M. K. (org.). Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2008. p. 61-75
Organizações: sistema social e histórico que se comunica com outros sistemas sociais e a sociedade.
São estruturadas por pessoas e dependem de todo tipo de recurso.
Características comuns a todas as organizações:
- São sistemas sociais constituídos por relacionamentos entre pressoas
- São complexas e aplicam a divisão do trabalho
- Têm história e memória
- Devem enfrentar o desafio das mudanças
- Têm identidade
- Querem resultados
Processo de comunicação: É o mais importante para o estabelecimento de relaçionamentos entre público e as diversas redes. É por meio da comunicação que informa, organiza e reconhece os seus públicos de interesse, além de trabalhar para a melhoria do ambiente de trabalho, etc...
O Processo de comunicação organizacional é assentado em redes formais e informais.
Redes formais são constituídas pelas expressões oficiais e pelas manifestações regulamentadas pelo poder organizacional.
As redes informais são formadas pelas manifestações originadas no âmbito dos públicos em relação à organização.
Para Kunsch (2003) Os níveis de comunicação nas organizações são o intrapessoal, o interpessoal, o organizacional e o tecnológico. Referem-se às habilidades e dificuldades do indivíduo com relação à capacidade de se inserir no processo de comunicação como emissor e receptor de informações.
Já os fluxos de comunicação são classificados como:
Ascendente: Leva informações geradas em baixo nível hierárquico para o topo dessa organização.
Descendente: Leva informações do topo hierárquico para as bases da organização.
Horizontal: Acontece entre as pessoas, departamentos e áreas no mesmo nível hierárquico.
Transversal: Caracteriza-se por não respeitar os limites hierárquicos, circulando em todas as direções.
Circular: Acontece com mais frequencia em organizações informais e redes de relacionamento digitais. Segue praticamente em todas as direções.
Esses fluxos de comunicação acontecem através dos meios de comunicação.
Administração clássica: Admite as seguintes tarefas = planejar, comandar, organizar, controlar e coordenar. (Henri Fayol)
Escola de Relações Humanas
Trabalho em equipe, carisma das chefias. Os fatores humanos também afetam o processo de trabalho.
Teoria da Burocracia
O sistema democrático é a racionalidade da política e a burocracia é racionalidade no âmbito das organizações.
Para Weber, a burocracia é um "tipo ideal", indicador de modernidade e que mantém a organização na legalidade. A sua teoria da burocracia está assentada nos seguintes pontos:
1. Pessoas livres, comprometidas com os direitos objetivos de seus cargos
2. Hierarquia administrativa estrita
3. Competências rigorosamente fixadas
4. Contrato a partir de uma seleção livre
5. Qualificação profissional demonstrada;
6. Retribuição salarial fixa e permanente
7. O cargo é exercido como profissão única e principal
8. Carreira profissional definida
9. Separação de meios pessoais e administrativos
10. Todos são submetidos a uma rigorosa disciplina e a uma vigilância administrativa.
Assim, a comunicação é um elemento secundário na teoria burocrática.
Comunicação Organizacional
A comunicação organizacional é, como parece óbvio, o tipo de comunicação que acontece no contexto de organizações. Sendo tanto pública quanto privada.
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
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